Ho´oponopono: A filosofia havaiana serve para quê?

Por Amanda Melo em 30 de Abril/2020 às 17:56

Conhecemos muito bem as frases: Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato, mas você sabe de onde surgiram?

Essas frases originaram da filosofia havaiana denominada Ho’oponopono, em havaiano “Ho’o” significa causa e ponopono quer dizer perfeição, juntando as duas palavras se traduz como corrigir um erro ou tornar certo. Essa técnica tem o intuito de esvaziar-se de mágoas, quando repetido várias vezes.

Em alguns momentos refletimos sobre nós mesmo e nossas sensações que condicionaram atitudes e certos comportamentos, isso nem sempre querer um momento de silêncio ou atenção plena ou até mesmo desligamento total do mundo externo. Você já teve um insight no meio de um filme? Numa balada? Em uma conversa entre amigos ou família?

É possível livrar-se de amarras e de lembranças negativas, coisas que tornam nosso dia, momento ou caminha pesada e cheio de stress. Como quatro frases simples podem nos ajudar tão profundamente?

O Ho’oponopono promete livrar quem o pratica de recordações que poluem a mente e acabam envenenando o “coração” várias vezes, criando e alimentando as mágoas. O que geram essas sensações na mente e corpo? Discussões familiares ou qualquer situação desgastes e estressante.

O Ho’oponopono tem como um dos efeitos alma livre, para emanar boas energias e a desejada paz interior. Sua prática não requer aulas, cursos ou ensinamentos, é possível limpar a mente, deixando as memórias que nos prendem ao passado e impedem uma vida mais leve.

Oração Original do Ho’oponopono:

Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.


EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.


Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.


SINTO MUITO, TE AMO.


Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.


Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…


E TE AMO por ser quem você é.

Explicando a prática

Ao praticar o Ho’oponopono, pede-se a Deus ou à divindade na qual se acredita, que limpe e purifique qualquer memória ruim que se repete.

Sinto muito – o reconhecimento e o pedido de perdão, por algo que penetrou em seu corpo ou mente;

Me perdoe – é um pedido a Deus (Ou divindade de sua crença), para que o ajude a se perdoar, assim como perdoar o outro.

 Te amo – ajuda a transmutar a energia bloqueada (em luz, compaixão, o amor é si).

Sou grato – expressão de gratidão e fé de que tudo será resolvido para o bem de todos os envolvidos.

Benefícios da prática:

Ameniza a ansiedade por determinadas situações;

Remove incomodo e mal estar gerados pelo stress ou mágoa;

Condiciona a mente ao não armazenamento/ acúmulo de energias ruins;

Trabalha a abertura do chakra coronário;

Esvaziar-se de mágoas e rancor afastam mais doenças como: câncer de mama, câncer de garganta, câncer de estomago, gastrite úlceras, dermatite, dermatilomania e outras doenças que compõem a definição conhecida como TOC.

Quando devo praticar? Qual a frequência da prática?

Sempre que possível, é simples e rápida, podendo ser praticada mentalmente ou em voz alta, como for possível.  O tempo todo não é muito tempo? Não! Falamos sempre que possível pois a todo momento fazemos julgamentos, tudo que pensamos, sentimos ou falamos nossa mente toma nota, e demoram a vir os resultados que cada situação nos causou subconscientemente, pense na sitação e enquanto libera as palavras mentalize a neutralização à vibração do tal sentimento gerado.

Não importa no que você acredita, sejam energias, o Deus teológico, deuses mitológicos, todas as ações humanas geram reações, tudo que liberamos recebemos de volta, como alguns dizem “ é a lei da semeadura”, plantamos para colher, então porque não germinar somente coisas boas?

Ah, então você quer dizer que você não sente ódio, mágoa, rancor ou frustrações? Sim eu sinto e várias dentro de um único dia, mas eu escolho se elas definem a minha jornada chamada de vida. Somos humanos, por isso aprendemos com erros alheios ou os nossos próprios erros, mas quando consciente disso, é responsabilidade sua permanecer alimentando aquela vibração ou mudar para algo leve e que traga bons frutos para seu corpo, mente e vida!

Então #ficaadica, não devemos guardar nada que não nos faça bem!


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade