Comece a meditar!

Por Amanda Melo em 26 de Abril/2020 às 18:25

Sobre a Meditação

Meditar é mais que relaxar, em outras palavras, é uma ferramenta de presença e autoconhecimento. Qualquer pessoa pode praticar, sem limite de idade e independe de crenças.

Como resultado da meditação podemos aprender a compreender e resolver, aqueles probleminhas que empurramos pra baixo do tapete, sabe? Aquele que ignoramos para fingir que não existe.

A prática da auto-observação, é olhar para si, para dentro de si, para que entendamos que somos responsáveis por tudo que pensamos, sendo assim, podemos reconhecer e mudar nossos pensamentos e suas frequências.

A mente que observa a própria mente

Monja Coen

Antes de tudo, existem vários tipos de meditação, cada uma tem suas particularidades, falaremos sobre 4 técnicas que servem para quem está começando a prática ou gostaria de conhecer.

Meditação Guiada

É a mais famosa para quem está começando, pois estimula a concentração e a criatividade além de guiar o praticante durante toda a prática. Se você tem dificuldade de observar seus pensamentos, essa é a técnica ideal, pois ensina também sobre o que é meditar.

Meditação por Mantra

Um de seus princípios é sua vibração sonora que intensifica com a sua intenção ao praticar, são palavras e frequências que possuem um grande poder. Nesse sentido existem dezenas de aplicativos e vídeos para usar como plano de fundo, até que você entenda a sonoridade, porém eu recomendo “Ide Were” & “SHARANAM GANESHA”, respectivamente, sentira amor e paz, e abundância e prosperidade.

Para meditar, primeiramente encontre um local tranquilo, onde não será interrompido. Desligue telefones e celulares. Sente-se numa posição confortável, sobre uma almofada ou onde preferir. Ainda se quiser, sente-se contra uma parede, deixando as costas apoiadas. Relaxe as mãos sobre os joelhos, com as palmas apoiadas sobre eles. Então feche os olhos, faça algumas respirações profundas e concentre-se na entoação do mantra. Todas as vezes que você perceber que a sua mente se afastou do momento presente e alguns pensamentos começaram a surgir, não lute contra eles. Simplesmente retorne a sua atenção ao mantra e, naturalmente, os pensamentos e lembranças irão embora, fazendo com que você se reconecte ao momento presente novamente.

Atenção Plena

É acima de tudo a completa atenção ao presente momento, aceitação e sem julgamentos. Focar a atenção nos pensamentos, sensações e emoções que surgem. Além disso é conhecida como Mindfulness e mantém muitos praticantes.

Respiração

Por fim a técnica de respiração é simples e muito eficaz, para praticar precisa de uma posição confortável, olhos fechados e prestar atenção na sua própria respiração. Observe como o ar entra, como o seu corpo se comporta, como o ar sai.

Adhama Pranayama é uma técnica de respiração que pode ser praticada em qualquer lugar. Pranayama significa respiração e faz parte da Yoga e do Raja Yoga. De acordo com a cultura indiana, Prana é a fonte de energia, é o substrato universal, que está em qualquer ser vivo e é sutil. Por outro lado Yama significa disciplina e designa o ajuste das oito uniformidades da consciência pela prática constante. Pranayama é o controle do ritmo de respiração.

*Vídeos extraídos do canal YogaFlix da minha querida amiga Cacau!

Comente qual você achou mais fácil ou até mesmo qual você pratica!


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