A melhor Maionese Verde que você já provou!

Por Andrés Calil em 31 de Agosto/2020 às 10:33

Maionese verde combina bem com tudo, seja hambúrguer, cachorro quente, batata frita e praticamente qualquer tipo de lanche ou finger food, então resolvemos passar para vocês os segredos que vão fazer sua maionese famosa entre seus amigos!

Ingredientes obrigatórios

- 2 ovos
- 300 ml de óleo
- 1 dente de alho
- Salsinha e Cebolinha
- Uma colher (café) de sal

Ingredientes opcionais

- Pimenta do Reino
- 1 colher de mostarda
- Outras folhas (manjericão, rúcula, Orégano...)
- Outros vegetais (pimenta, tomate (sem as sementes), abóbora, limão...)
- O que sua imaginação alcançar (e você tiver na geladeira)

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, com exceção ao óleo, no liquidificador e bata tudo até virar um líquido homogêneo.

Com o liquidificador ligado, acrescente o óleo lentamente, apenas mantendo um pequeno fio escorrendo. Você vai sentir, quando estiver mais ou menos na metade, o liquidificador tendo cada vez mais dificuldade enquanto o líquido se transforma em creme, ainda assim mantenha o despejar como um fio até o final.

Importante para não dar errado!

Cozinha, física e biologia andam de mãos dadas e aqui precisamos de um pouco de ciência para entender o processo: O ovo é um emulsificante natural para o óleo (o que significa que ele vai dar a textura da maionese).

Porém, para um bom processo de emulsificação, o emulsificante precisa estar mais quente que o reagente. Isso significa que o OVO precisa estar mais quente que o ÓLEO. Por isso muita gente vai fazer a maionese e ela fica líquida, tira o ovo da geladeira, pega o óleo da despensa e dá ruim!

Para funcionar corretamente, basta fazer uma troca: Você tira os ovos da geladeira e coloca o óleo dentro dela uns 5-10 minutos antes do preparo.

Por experiência, a chance de erro fazendo esse processo corretamente é zero, porém, se você falhar miseravelmente ainda assim, jogue a sua maionese líquida em um pote, bata mais um ovo no liquidificador e acrescente a maionese líquida novamente, lentamente como no processo original.

Variações e Dicas

A receita que eu passei aqui, utilizo em um "ritual completo", ou seja, quando vai ter hambúrguer e batata frita! Quando quero fazer para apenas um ou outro, faço meia receita (1 ovo, 150ml de óleo).

O que significa que se você quiser fazer uma receita maior, pode usar 3 ovos e 450ml de óleo, ou qualquer variação que conseguir pensar.

Geralmente eu dou um toque diferente cada vez que faço, assim vou experimentando e descobrindo as combinações que eu gosto mais. Se você gosta de pimenta, a mistura com jalapenho ficou sensacional!

Outro ingrediente que costumo usar é o Chimichurri, aquele tempero argentino que na verdade fica ótimo com qualquer coisa!

Mas evite usar ingredientes com muita água (por isso tirar os sementes do tomate, por exemplo), pois eles podem prejudicar a emulsificação. 


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade