10 coisas que você não sabia sobre a páscoa!

Por Andrés Calil em 09 de Abril/2020 às 15:38

1 – Os Ovos Fabergé

Entre 1885 e 1917, um joalheiro russo chamado Peter Carl Fabergé fabricava ovos com joias, ouro e esmalte. Nesse sentidoos ovos eram absurdamente caros e usados como presentes pelos czares para suas esposas e amigos.

Foram feitos ao todo 57 ovos, e cada um deles continha escondido uma peça única, geralmente feita de ouro, que representasse alguma coisa para a pessoa que ganhava.

Esse ovo veio com um barco. Era como um Kinder Ovo para gente rica.

2 – As bruxinhas da páscoa

Na Suécia e na Finlândia, alguns dias antes da páscoa é costume que meninas se vistam com roupas velhas e saiam batendo de porta em porta em busca de guloseimas, assim como no Halloween só que para mulheres!

Essa tradição vem da crença de que bruxas voariam para as montanhas da Alemanha na quinta feira antes da páscoa para brincar com o capiroto. Em contrapartida, no caminho de volta, os suecos acendiam fogueiras para assustá-las.

Hoje eles trocaram as fogueiras por fogos de artifício.

3 – Celebração atrasada da Etiópia

Bem como o calendário ortodoxo oriental é diferente do nosso, na Etiópia os cristãos ortodoxos celebram a páscoa quase sempre depois da páscoa tradicional, a páscoa deles as vezes chega a ocorrer duas semanas depois da nossa.

Chamada de Fasika, a páscoa etíope envolve ainda oito semanas de jejum de carne e laticínios. Os veganos etíopes devem amar!

Só que as 3 da manhã da páscoa deles o jejum pode ser quebrado em uma celebração… Aí os veganos voltam a ser excluídos.

4 – Pãozinho de Cruz Quente

Na cultura inglesa é comum comer um pãozinho conhecido como Hot Cross Buns. É uma bisnaguinha doce, levemente aromatizada com frutas, sempre contendo uma cruz branca.

Apesar de parecer, ela não tem nenhuma relação a nossa próxima curiosidade…

5 – A origem da Colomba Pascal

Muito comum nos países latinos, é um pão parecido com o panetone, mas sem uvas passas e coberto de glacê.

De acordo com a lenda, sua origem está ligada a uma invasão dos lombardos à cidade de Pavia, na Itália. Um confeiteiro local fez um bolo em forma de pomba (colomba, em italiano) e deu para o rei dos lombardos.

Enfim o rei gostou tanto do bolo que resolveu poupar a cidade.

6 – Carnaval de Páscoa

Nos EUA eles acreditavam que vestir roupas novas no dia da páscoa traria boa sorte no restante do ano. Dessa forma, era comum ver pessoas vestidas de forma chamativa andando nas ruas durante esse período…

Logo a coisa foi ficando cada vez mais excêntrica até acabou se transformando no Desfile de Páscoa, que ocorre todo ano na quinta avenida.

7 – Malhando o Judas

A tradição de malhar o Judas não é exclusiva do Brasil, sendo comum em quase todos os países latinos.

Além disso os tempos modernos acabaram substituindo a imagem de Judas, o traidor de Cristo, por políticos que tenham enfurecido a população de algum lugar.

Em 2005 os EUA criticaram a Grécia por ainda fazer a queima de Judas. Mas a resposta da Grécia foi simplesmente “Vocês são idiotas”.

8 – As Pipas das Bermudas

A princípio um professor das ilhas bermudas queria simbolizar a ascensão de Cristo ao céu, e para isso utilizou uma pipa decorada com a imagem de Jesus.

Porém a brincadeira acabou gerando uma tradição, e hoje os céus das ilhas ficam repletos de pipas coloridas durante a Sexta-feira Santa.

9 – A origem do coelho

Como a maioria das festividades cristãs, a páscoa se mistura com festas pagãs.

Antes de tudo as festas de primavera eram dedicadas à Ostara, uma deusa cujo símbolo é um coelho.

A deusa foi deixada de lado pela cultura cristã, mas o simpático coelho continuou firme e forte.

10 – Ovo de Páscoa

Os ovos, que sempre representaram o nascimento, costumavam ser os primeiros alimentos consumidos após o jejum da quaresma.

Além do mais, por ser um motivo de festa, era comum que as pessoas pintassem os ovos para o dia especial. Mas em 1700, por conta do barateamento do açúcar, começaram a produzir ovos de chocolate para as crianças, e a coisa pegou.

E aí, você tem mais alguma curiosidade de páscoa? Poste nos comentários!


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade