Pequenas dicas de League of Legends que ninguém nunca contou para você

Por Andrés Calil em 27 de Agosto/2020 às 11:34

League of Legends tem sido um dos e-sports mais jogados do planeta há anos e, por tanto, o tempo todo ganha novos jogadores. A Internet está repleta de explicações, tutoriais, detalhamentos de cada campeão, mas eu ao longo dos anos fui percebendo pequenos detalhes que jogadores experientes sabem, mas quase ninguém fala, e que ajudariam muito quem está começando, por tanto resolvi escrever essa matéria.

1 - Aprender a farmar é essencial

Farmar vem de "farm", fazenda em inglês, tem relação com colheita... Você planta porrada nos minions e colhe ouro (gold).

Matar o maior número de minions possível é essencial para ter mais ouro que o adversário. Você só ganha o ouro se der o último golpe neles, então deve ficar atento em quanta vida eles ainda tem e quanto dano seu ataque causa. No começo seu dano é muito baixo, então preste muita atenção no momento certo de bater. Existem jogadores que sempre dão o penúltimo golpe nos monstros, isso é a pior coisa que você pode fazer.

São três tipos de Minions, as waves (ondas em que eles vem) tem sempre três guerreiros à frente e três magos atrás. No começo do jogo os canhões vem a cada três ondas mas, conforme o tempo passa, a frequência aumenta.

O que mais é importante saber? Que os canhões dão mais ouro que os guerreiros e, estes, por sua vez dão mais ouro que os magos. Então se há um mago e um guerreiro, ambos prestes a morrer, opte por dar o último golpe no guerreiro. Canhões dão muito ouro, então eles serão sempre sua prioridade, mesmo que você tenha que gastar uma habilidade para matá-los.

Se você for Suporte, e tiver comprado o Relicário ou o Guarda-Ombros, você nunca deve gastar os acúmulos destes itens nos minions magos. Compensa esperar a próxima wave para gastar em um guerreiro e, sempre tenha um acúmulo guardado para os canhões: o ideal é que você elimine todos eles! E não mate nenhum míniom quando estiver zerado de acúmulos.

você vê os acúmulos do seu item acima de sua barra
A não ser quando seu ADC não estiver perto, nesse caso você pode acertar o último ataque (e apenas este) nos minions para pegar o ouro. Melhor que o ouro vá pra você do que pra lugar nenhum!

2 - Wardar é tão importante quanto farmar!

Ward pode ser traduzido como "vigia" em inglês. Wardar é colocar os totens de vigilância. Isso é extremamente importante para prever visitas indesejáveis do Jungle na sua lane, ou ter uma noção de onde estão os inimigos.

Você sempre vai começar com o Totem de Vigilância normal, e precisa ficar atento ao relógio. Dificilmente um Jungle vai gankar (emboscar) uma Lane antes dos 3 minutos, então esse é o momento de começar a wardar. Se você estiver no meio (mid), pode receber ataques de cima e de baixo, então redobre a atenção ao mapa para ter uma noção de que lado o Jungle inimigo está e onde é melhor wardar.

Nunca fique com dois Totens de Vigilância, se você tem dois, está perdendo totens! Coloque ele em algum lugar já!

Se você for Suporte, ao concluir seu item de suporte não precisa mais do Totem, portanto o ideal é você comprar a Lente do Oráculo para desarmar os wards inimigos. Ela também enxerga outras armadilhas invisíveis.

Se você não for Suporte, pode ter uma lente também, principalmente se for Jungle, utilize-as para gankar com a certeza que o inimigo não te viu. Outra opção, disponível a partir do nível 9 é a Alteração Vidente, um ward que você consegue colocar com uma distância segura, perfeito pra checar Barão, Dragão ou aquela moita se mexendo ali no canto.

Há também a Sentinela de Controle, ela é um ward que não desaparece com o tempo e ofusca as outras wards. Você pode comprar quantas quiser, mas só pode colocar uma por vez no mapa (ao colocar a segunda, a primeira desaparece).

O ideal é que o time inteiro compre e mantenha em locais estratégicos.

Wards contam no seu placar final. Sabe aquela partida em que você tirou A+ ou S-? Pois é, se tivesse colocado mais Wards, talvez tivesse conseguido uma pontuação melhor. 

3 - Conheça seus itens

Seu campeão sem itens não é ninguém. São os itens que definem quanto dano você causa e quanto dano você aguenta. A Internet está cheia de "Builds" (construções) prontas dos campeões, e cada uma afirma ser a melhor.
É tudo mentira.

Na verdade existem alguns itens que são essenciais para cada campeão, porém cada jogador joga de uma forma, e cada um vai saber aproveitar melhor um tipo diferente de item.

Frequentemente inimigos diferentes exigem itens diferentes, então não existem fórmulas mágicas. As construções prontas te apontam um caminho a seguir, mas não são regra.

Dito isso, o melhor caminho é estudar o que cada item faz. Se você tiver apanhando demais, talvez seja melhor comprar algum item de defesa, ou mesmo o Anjo Guardião que te ressuscita. Porém se você for um adc que morre com três tapas, ressuscitar provavelmente só vai adiar sua morte em alguns segundos.

Além disso existem muitos itens que possuem mais do que suas características passivas,  e você usa o item para algum ataque ou defesa. É muito importante entender que o custo em dinheiro do item é a soma do que ele oferece para você, ou seja, se você compra um item ativo e não ativa, está jogando dinheiro fora. Se você for um jogador que esquece de usar itens, é até melhor nem comprar esse tipo de item, embora o ideal seja aprender a usar.

3.2 Que bota eu boto?

Se você for adc, quase sempre a bota ideal pra você será a Grevas do Berserker. Como a principal fonte de dano do ADC é o ataque básico, quanto mais rápido, melhor.

Porém na maioria das Lanes a bota vai ter a ver com os inimigos que você está enfrentando:

Botas da Rapidez te dão mais velocidade que as outras botas e diminuem os efeitos de redução de velocidade em você. Bom para se você precisa se aproximar dos inimigos ou fugir dos inimigos (como é o caso do Singed).

Botas Ionianas da Lucidez te dão tempo de recarga, ou seja, suas habilidades recarregam (o cooldown) 10% mais rápido. Excelente escolha se você é muito dependente de suas habilidades.

Botas da Mobilidade são mais lentas durante os combates, porém muito mais rápidas fora deles. Ideais para um personagem que precisa ir de lá pra cá, um suporte ajudando todas as lanes, por exemplo.

Sapatos do Feiticeiro aumentam sua penetração mágica. Você vai entender mais sobre penetração abaixo.

As Grevas do Berserker te dão velocidade de ataque, as Tabi Ninja te dão armadura contra ataques físicos (AD), e os Passos de Mercúrio dão armadura contra ataques mágicos (AP) e ainda reduzem os efeitos de CC (redução de velocidade/congelamento).

3.3 Penetração e Feridas Dolorosas

Os inimigos vão sempre ter alguma armadura, isso é fato. Por isso é sempre bom ter algum item que atravesse a armadura inimiga.

Para exemplificar: Se seu dano é 100, e a armadura do inimigo é 90, você bate com 100, 90 ficam na armadura e ele toma apenas 10 pontos de dano. Se você tiver 25% de penetração de armadura, além desses 10 ele vai tomar mais 25 pontos de dano, totalizando 35.

Já as Feridas Dolorosas (o famoso corta-cura) reduzem a cura do inimigo em 40%, e são essenciais contra inimigos que tem muita cura ou roubo de vida.

Apesar de não existirem muitas fórmulas mágicas no jogo, essa é uma essencial: Se você for tank, precisa comprar a Armadura de Espinhos, se seu dano for físico (ad), precisa do Lembrete Mortal, se seu dano for mágico (ap), precisa do Morellonomicon. São os únicos três corta-cura do jogo.

Importante ressaltar que se você for AD, e o grupo inimigo tem tanks, mas não tem cura/roubo de vida, vale mais a pena comprar Lembranças do Lorde Domink, que não possui corta-cura mas te dá 35% de penetração em vez de 25%.

4 - Pequenas dicas

Quando não há minions da sua equipe próximos, as torres inimigas recebem apenas 30% do dano que você causa. Por isso, às vezes parece que você vai conseguir derruba-la sozinho, mas não vai.
Um olho na tela, outro no mapa. Não pare de prestar atenção em onde seus aliados e inimigos estão. Assim você consegue prever ataques tanto dos inimigos quanto dos aliados.
Comunique-se! Informe seus aliados o que você planeja, avise-os quando o seu inimigo desaparece e pode estar indo atacar alguém, avise se você perceber alguma movimentação inimiga no Barão ou Dragão, enfim, comunique-se!
Não seja ranzinza. Quando um jogador faz uma crítica destrutiva a outro, ele derruba a moral e a possibilidade do jogador piorar seu desempenho é grande. Ao invés disso, percebeu um aliado morrendo muito? Comece a ajuda-lo. Reclamar não vira jogo.
Ao enfrentar o Barão, nunca fique nas costas dele, quem está ali recebe dano dobrado.
Um bom Jungle termina de limpar a floresta aproximadamente aos 3 minutos de jogo, então geralmente é desnecessário colocar wards antes disso.

 

E aí? Conhecia esses pequenos segredos? Tem mais algum para compartilhar?
Escreva nos comentários!

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade