A melhor e mais bonita forma de jogar Super Nintendo em seu computador

Por Andrés Calil em 08 de Abril/2021 às 13:01

Por praticamente toda a minha vida eu amei videogames... Uns jogos mais que os outros, uns consoles mais que os outros... Existem jogos mais antigos que não despertam nostalgia alguma, existem jogos mais novos que fazem me sentir criança novamente, mas acho que nada no universo dos videogames me deixa tão feliz quanto a existência do Super Nintendo, e é por isso que estou escrevendo essa matéria.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que falaremos aqui de emuladores. Emulador é um programa de computador que simula um videogame e não é crime tê-lo. Porém os jogos (conhecidos como ROMs) são ilegais. O ideal é que, se você for baixar alguma ROM para testar, baixe apenas de jogos que você possui fisicamente, ou estará cometendo o crime de pirataria.

Primeiro passo, o emulador:

Existem diversos programas feitos para emular o Super Nintendo, mas esse tutorial vai focar na utilização do SNes9X. O lugar mais seguro que você pode encontrá-lo é no site do fabricante (clique aqui), nele você encontra a página de downloads e, de lá, segue para múltiplos sites onde o programa pode ser baixado.

A não ser que você esteja em um computador extremamente velho, baixe a versão de 64bits. O programa não precisa ser instalado, apenas crie uma pasta em seu computador e jogue ele ali.

Se o site não estiver mais disponível quando você ler essa matéria, é sempre possível recorrer ao Google e, se puder, deixe um comentário informando que saiu do ar para que eu atualize a matéria.

Segundo passo, baixar melhoradores:

Uma vez que você tenha o emulador, ainda é necessário baixar mais alguns arquivos para que os efeitos que esse tutorial pretende apresentar funcione. É um conjunto de DLL´s que vai permitir a ativação do shader, que é o efeito que vai melhorar a imagem.

Você pode baixar os melhoradores clicando aqui.

Esse Zip contém 3 DLL´s, uma pasta Roms (vazia) e uma pasta Shader contendo um arquivo criado pela Tudo Sobre Nada para melhorar a imagem.

Abra o zip e copie os arquivos e pastas para a mesma pasta de onde você colocou o emulador, como na imagem acima.

Terceiro passo, ativar a melhor configuração:

O Super Nintendo tem resolução de 512x448px, então joga-lo em um monitor full HD deixa tudo horrivelmente quadriculado. Aí entram os macetes para que a imagem fique muito melhor.

Abra o emulador, selecione "video" e em seguida, "display configuration". Configure como na imagem abaixo:

Para entender as configurações, são 3 pontos que importam mais:
- O Output Method precisa estar em Direct3D para que o Shader funcione.
- O "Use Shader" precisa ser ativado, localize no botão [...] o arquivo Shader\TSN.cg no seu computador.
- O Output Image Processing possui vários filtros diferentes que mexem com a imagem. Eu acredito que o hq3xBold é o que torna a imagem mais agradável, mas você pode testar: é possível mudar o modo com o jogo em funcionamento.

O resultado é impressionante, clique nas imagens para ver ampliado:

Outros macetes do emulador

Em Input->Input Configuration você configura os controles, caso tenha um joystick. A configuração é bem simples, você clica no campo da tela e, em seguida, na tecla do controle que quer (ex: clique em UP, e depois dê um toque para cima no direcional do seu controle, depois clieuq em Right e em seguida, pra direita no controle...)

O Snes9X também tem a parte de truques. No canto direito há a opção "Cheat", e "Game Genie", nela você consegue buscar truques existentes no jogo e ativá-los. Não esqueça de, após ativar um truque, ticar "Apply Cheats" no menu Cheat.

E os jogos?

O ideal é que você coloque as Roms (sem tirar do zip) dentro da pasta ROMS do seu emulador. Existem muitos sites na Internet que possuem basicamente todos os jogos já lançados para o Super Nintendo, mas, como baixar jogos é ilegal, eu não posso te ajudar daqui pra frente.

Talvez o Google possa. 


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2021MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade