Windows 10 absurdamente lento | Disco à 100%

Por Andrés Calil em 12 de Maio/2020 às 15:13

Você comprou um notebook bacana, pagou até um pouco mais do que queria gastar, todo bonito com cheirinho de novo. A princípio usou uma, duas vezes e ele começou a ficar lento, extremamente lento… Mas que #$g@ está acontecendo?

Seu computador andará na velocidade do seu pior hardware

A máxima acima sempre valeu. Em outras palavras, se seu processador for lento, aumentar a memória não vai resolver. Porém se sua memória for pouca, o melhor processador do mundo ainda andará como uma carroça. Antigamente a briga da ficava entre esses dois: processador e memória.

Mas com o Windows 10 a coisa mudou. Frequentemente quem mais atrapalha a fluidez do seu computador é seu Hard Drive (HD). Antes que você se perca, a HD é o local de armazenamento de informações, o “pendrive” gigante que fica dentro do seu notebook.

Atualmente o Windows 10 exige muito da HD do seu computador, deixando praticamente qualquer notebook – mesmo os mais caros – muito lentos.

A HD Sata está ultrapassada à anos, porém a grande maioria dos notebooks, mesmo os caros, ainda vem com ela.

Nesse sentido existem duas formas de resolver o problema, a primeira é a que eu vou ensinar agora: algumas alterações no Windows deixarão ele fluindo bem.

Em contrapartida, se você quiser ficar absurdamente rápido, a troca da HD por uma SSD ou M2 é o melhor caminho, se quiser saber mais, leia esta matéria: “Você precisa de uma SSD em seu note!”

É possível resolver o problema sem precisar comprar nada?

SIM! Atualmente esse tutorial resolve o problema de lentidão do Windows do disco à 100%. Todavia para identificar se é realmente esse seu problema clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse, e selecione Gerenciador de Tarefas. Assim a tela exibirá várias colunas com tudo que seu Notebook está usando. Porém a coluna que importa aqui é “Disco”. Se ela estiver à 100% ou próximo disso, tente uma por uma todas as nossas soluções:

1 – Corrigir memória virtual

Antes de mais nada, acesse o painel de controle e procure “Sistema” ou “Sistema e Segurança”. Se a tela da imagem abaixo ainda não aparecer, procure mais um link (verde) chamado sistema.

Nessa tela, selecione “Configurações Avançadas de Sistema”, parta para a aba “Avançado” e clique no botão “Configurações” da área “Desempenho”. Na nova janela que abrir, busque novamente a aba Avançado e na área de memória virtual clique em Alterar.

Destique então a opção de “Gerenciar automaticamente…”, selecione a opção “Sem arquivo de paginação*” e clique em definir. Ignore a reclamação do Windows, confirme e reinicie seu computador.

Recapitulando
– Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Sistema
– Configurações Avançadas de Sistema
– Aba Avançado -> Desempenho -> Configurações
– Aba Avançado -> Memória Virtual -> Alterar
– Destique “Gerenciar automaticamente…”
– Tique “sem arquivo de paginação” e depois, definir.*
– Reinicie o computador


* Em alguns computadores, remover o arquivo de paginação pode gerar um outro tipo de lentidão. Se isso ocorrer, teste ao invés de deixar sem paginação, colocar a quantidade de GB que você tem x 1000 no mínimo e x2000 no máximo. Então, se você tiver 8GB de memória, coloque 8000 e 16000 respectivamente.
Na dúvida teste com e sem arquivo de paginação e veja como fica mais rápido.

Por experiência essa solução resolve a maioria dos casos. Caso não funcione, parta para a próxima e assim por diante!

2 – Recriar a indexação

Abra o menu Iniciar, digite “index”, logo aparecerá o ícone de Opções de Indexação. Dentro dele clique em “Avançado” e em seguida, “Recriar

Após o procedimento, reinicie o Windows e verifique se o problema parou.

3 – Parando alguns serviços

Clique em iniciar e digite services.msc, acesse a opção “serviços“.

Existem dois serviços que temos que parar, e ambos deles podem estar com vários nomes para localizar, são eles:
– Superfetch ou SysMain
– Serviço de Telemetria ou Experiências e Telemetria de Usuário Conectado ou Experiências do Usuário Conectado e Telemetria.

Localize um dos serviços, dê um clique duplo, aperte “Parar” e selecione em Tipo de Inicialização a opção “Desativado“. Em seguida repita o processo com o outro serviço.

Enfim reinicie o computador e veja se está tudo bem. Caso não esteja, acesse os serviços e modifique o Tipo de inicialização do Superfetch (ou SysMain) para ativo. Por outro lado a telemetria fica desligada, não há vantagens em mante-la ativa.

4 – Desativar notificações inúteis

No menu iniciar digite “Configurações“, dentro delas acesse “Sistema” e, na sequência, “Notificações e ações“. Em seguida desative “Mostrar experiência de boas vindas…” e “Obter dicas…“.

Reinicie o computador.

5 – Agendador de Tarefas (defrag)

No menu iniciar digite “Agendador de Tarefas“, entro no aplicativo e abra a pasta MicrosoftWindows e então Defrag. Dentro dessa última, com o botão direito desative o ScheduledDefrag.

Reinicie o computador. Se isso não funcionar, reative o ScheduledDefrag.

E aí? Funcionou? Escreva nos comentários qual das etapas salvou sua pele! Contudo, se não funcionou descreva seu problema nos comentários e nós tentaremos te ajudar!

 

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade