Você precisa de uma SSD em seu note

Por Andrés Calil em 22 de Maio/2020 às 14:38

Como eu expliquei nesta matéria, a maior limitação que usuários de notebook tem hoje em dia vem não do processador, não da mémória RAM mas sim do Hard Drive (HD), que é a parte do computador que armazena seus arquivos.

Pense que para seu notebook inicializar, ele precisa ler todos os arquivos de inicialização. Os processadores de hoje conseguem ler as informações numa velocidade muito alta, tão alta que as HDs normais não tem velocidade para acompanhar a leitura.

Instale uma SSD e você vai parar de brigar com seu notebook!

É por isso que muitas vezes um notebook novo, mesmo os muito caros, se comportam como carroças, travando diversas vezes ao longo do dia. A solução para isso é trocar sua HD por uma SSD, que é uma tecnologia diferente de armazenamento muito mais rápida.

A HD utiliza um braço para ler as informações do disco, quase como se fosse uma vitrola. Arcaicooooooo!

A diferença de velocidade

Em nosso teste, um notebook simples da Samsung teve seu desempenho multiplicado por três:

Com o Windows instalado na HD nativa do notebook, ele levava 00:01:32 segundos para iniciar e abrir um programa pesado (photoshop). Após a mudança para uma SSD, o processo foi feito em 00:00:31, ou seja, a mesma operação ficou três vezes mais rápida.

Mas, o que fazer para instalar?

Antes de mais nada você precisa descobrir a compatibilidade do notebook com a SSD, que dependendo do notebook pode ser instalada de três formas diferentes:

1 – Placa M2

A M2 parece com uma placa de memória RAM

A opção que eu recomendo. A Placa M2 encaixa ela num slot específico do notebook, e por isso nem todo o notebook terá essa opção. Procure no Google se seu notebook é compatível com M2. A melhor maneira de buscar isso é digitar exatamente no Google:

(nome do fabricante) (modelo) compatível M2

O modelo você encontra em algum adesivo do notebook. No caso o note do vídeo acima é um Samsung 350x, então minha busca ficou:

samsung 350x compatível M2

E o resultado aparece bem rápido:

O primeiro resultado da busca já mostrava que era compatível

2 – SSD extra ou no lugar do CD Room

A SSD encaixa nos mesmos slots que uma HD comum

Não tendo slot M2 o próximo passo é ver se há como encaixar a SSD em alguma outra entrada. Alguns notebooks tem a entrada para um segundo drive. Para descobrir a compatibilidade, mesmos passos da opção 1 acima.

Caso não tenha, mas se seu notebook tiver um drive de CD (que você com certeza nunca usa), é possível remover o drive e encaixar a SSD no lugar.

3 – Substituir a HD

Essa é a última opção… Nas duas primeiras você não perde a HD nativa do seu notebook, que vai continuar (provavelmente como D:) e servir para armazenar arquivos.

As SSD e M2 costumam ser muito mais caras que uma HD convencional, então provavelmente a que você comprar por um preço bom terá algo em torno de 250Gb, o que é pouco para um notebook, por isso essa opção só deve ser utilizada em último caso.

Instalando o Windows

Uma vez instalada a placa, você precisa instalar o Windows nela. É bom saber que a Microsoft disponibiliza nesse link uma ferramenta que cria em seu pendrive um instalador do Windows.

Outra coisa boa é que se seu notebook já veio com o Windows 10, você não precisa se preocupar com serial nem nada, o próprio Windows já reconhece que aquele computador tem uma assinatura de Windows válida.

E por fim é só curtir a nova velocidade do seu notebook!

 SSD é Vida! 


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade