Resolvendo problemas de teclado do Windows 10

Por Andrés Calil em 12 de Maio/2020 às 11:04

Apesar de ser um ótimo sistema operacional, o Windows 10 dá umas pequenas mancadas que podem deixar o usuário enlouquecido. Uma delas é o travamento do teclado, que às vezes é parcial. Portanto juntamos aqui alguns motivos comuns que podem acontecer, e como resolve-los:

1 – O teclado não funciona após o login

Você acessa seu computador, digita a senha normalmente, porém depois de logar não consegue digitar mais nada. Todavia a tecla windows funciona normalmente.

Painel de Controle -> Facilidade de Acesso -> Desative teclas de aderência e alternância

Esse é um problema das teclas de aderência. Dessa forma é necessário acessar o painel de controle, mas como fazer isso sem teclado?

Como acessar o painel de controle sem teclado:
Clique com o botão de rede no ícone da bateria, e em seguida em Opções de Energia. Outra forma de acessar é clicar com o botão direito no ícone de rede, “Abrir configurações de rede e Internet” e lá no final da janela, “Central de rede e compartilhamento”. Dessa forma o painel abrirá, e você pode clicar em sua primeira opção “Início do Painel de Controle”.

No painel, procure “Facilidade de Acesso” ou “Central de Facilidade de Acesso”. Então encontre a opção “Facilitar o uso do Teclado” ou “Alterar o funcionamento do teclado”. Procure as opções de tecla de aderência e de alternância e destique tudo. O teclado deve voltar a funcionar.

Desative todas essas opções sem dó

2 – O teclado não funciona em certos aplicativos do Windows

O seu teclado funciona normalmente na maioria dos aplicativos, porém não funciona na busca do menu iniciar e nem em aplicativos da Microsoft, como o Skype ou a calculadora?

Abra o windows explorer (win+E), procure em C: a pasta windows e, dentro dela, a System32. Enfim você vai encontrar um arquivo chamado ctfmon.exe. Clique nele com o botão direito do mouse e selecione “Executar como Administrador”.

C:\Windows\System32\ctfmon.exe

Funcionou? Todavia você vai ter que fazer isso toda vez que ligar o windows, para evitar esse transtorno vamos explicar como automatizar o processo:

Primeiramente digite “cmd” no menu iniciar, clique no prompt de comando com o botão direito e selecione “Executar como administrador”. Copie o código abaixo e cole-o* no prompt de comando, depois aperte a tecla Enter:

REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run” /V ctfmon.exe /T REG_SZ /D “C:\Windows\System32\ctfmon.exe” /F
* para colar dentro do prompt de comando, basta clicar nele com o botão direito.

3 – O teclado não funciona em nenhuma tela

Ao contrário dos problemas anteriores, o teclado está completamente morto. Dessa forma aconselho que teste remover o driver do teclado:

Gerenciador de Dispositivos -> Dispositivos de Interface Humana -> Desinstalar Teclado

No Windows Explorer procure “Este Computador“. Clique com o botão direito e em seguida, propriedades. A primeira opção da janela que abrirá é “Gerenciador de dispositivos”, clique ali.

Procure então a opção “Dispositivos de Interface Humana” e dentro dela, clique com o botão direito no teclado e selecione “Desinstalar Dispositivo”.

Em seguida, no topo clique em “Exibir” e selecione “Mostrar Dispositivos Ocultos”. Aparecerá uma nova opção de teclado, vá e remova-o também.

Gerenciador de Dispositivos -> Exibir -> Mostrar Dispositivos Ocultos -> Teclado -> Desinstalar dispositivo

Reinicie o computador.

4 – Letras trocadas por números

Isso acontece bastante em notebooks que não possuem teclado numérico. Você provavelmente acionou o NumLock sem querer.

Na imagem o teclado possui a tecla NumLock (vermelho) que aciona os números (laranja). Mas caso não houvesse a tecla, FN+F8 (verde) resolveriam o problema.

Muitos notebooks possuem uma tecla escrito “Num Lock” bem definida. Caso ela não exista, na maioria dos casos você resolve esse problema apertando a tecla F8 ou a tecla FN+F8. Caso não funcione, pode ser que seu notebook tenha um comando específico, então pesquise no Google pelas palavras numlock seguida do modelo de seu notebook.

5 – Nada funcionou

Se apesar de todos os testes seu teclado continua desabilitado, tente utilizar um teclado USB diferente, e veja se ele funciona. Se funcionar, provavelmente o teclado de seu notebook está fisicamente quebrado, e precisa de uma assistência técnica.

Outra coisa que você pode fazer é reiniciar o computador apertando continuamente a tecla ESC. Se o computador apresentar opções de Bios, significa que seu teclado está funcionando mas o Windows não o reconhece. Nesse caso tente restaurar a instalação do Windows.

 

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade