Solucionado: o terrível erro 550 5.7.708 Service unavailable do e-mail Office 365!

Por Andrés Calil em 24 de Maio/2021 às 17:28

Tudo começou numa tarde de outono... Um cliente me ligou e pediu para que eu cuidasse das contas de e-mails dele. Ele usava o GSuite que ficou absurdamente caro, e queria migrar para uma opção mais razoável.

Prontamente ofereci o e-mail do Office 365, o qual eu e alguns clientes utilizamos há anos sem nenhum problema, menos da metade do preço do GSuite. Ele aceitou, começamos a fazer a conversão.

Abaixo eu conto todo o processo, se quiser a solução que consegui, siga para o fim da página.

E aí começou o pesadelo

Back-ups feitos, e-mails criados, DNS alterado, tudo pronto para o novo serviço de envios... Enviei um e-mail de teste, funcionou. Perfeito... Ele foi responder alguns e-mails de clientes e os e-mails não iam.

Sempre que enviasse um e-mail, voltava a seguinte mensagem de erro:

Remote Server returned ´550 5.7.708 Service unavailable. Access denied, traffic not accepted from this IP. For more information please go to http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=526653 AS(8561) [ROAP284MB0239.BRAP284.PROD.OUTLOOK.COM]´

Nunca vi isso. Pesquisei na Internet e a única resposta que tive, em um site da própria Microsoft é que ele dá em versões de avaliação de e-mail. Mas meu e-mail não era versão de avaliação... O que estava acontecendo?

O suporte técnico

Liguei para o suporte algumas vezes, e vários atendentes me diziam coisas diferentes, mas de um modo geral a resposta era "seu e-mail é novo e, por tanto, não pode disparar através de IP´s que estejam em black list".

A Internet do meu cliente não era de IP fixo, todos os IP´s que eles pegassem já teriam sido utilizados para envio de spam em algum momento. Chequei no MXToolBox e o IP estava em 3 listas de spam. Reiniciei o roteador da Vivo (provadora de Internet do meu cliente)... O roteador pegou um novo IP, mas estava na lista de spams novamente.

Liguei na Vivo, briguei com eles um pouco mas eles conseguiram reiniciar meu rádio e colocar um IP limpo ali... Chequei na ToolBox e estava perfeito, nenhuma queixa.

Fui enviar o e-mail, o primeiro e-mail foi, no segundo: Mesma mensagem de erro!

O suporte da Microsoft me recomendou outra ação: Entrar no site sender.office.com e ali, requisitar para que removessem o IP da blacklist. Preenchi todo o formulário, o sistema disse que levaria cerca de 30 minutos para efetivar a alteração.

Mas mesmo no dia seguinte o erro persistia. O erro acontecia mesmo que eu enviasse do 4G do celular, sempre da mesma forma: O primeiro e-mail ia, o segundo bloqueava.

Solução

Comecei a pensar "ip bloqueado, ip bloqueado, ip bloqueado..." Qual IP? O IP estava limpo no MXToolBox e na Microsoft... O IP..v4 estava... Mas e o IPv6?

Abri um notebook da empresa, Central de Rede e Compartilhamento, Propriedades da Conexão e desativei o protocolo IPv6. Os e-mails começaram a funcionar normalmente! De alguma forma a Microsoft estava bloqueando o IPv6 e não o IPv4.

Na minha próxima visita ao cliente, vou religar o IPv6 e ver o que acontece, pode ser que, por não ser mais uma conta considerada nova, tudo funcione mesmo com o protocolo, pode ser que não. Vou atualizar essa matéria conforme novas informações aparecerem!

 


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