A visão do gato

Por Andrés Calil em 31 de Março/2020 às 12:28

A primeira coisa que você vê em um gato são seus olhos: Grandes, atentos, emblemáticos e expressivos! Mas o que eles vêem? Qual a diferença entre os olhos de um gato e os seus olhos?

Pra começar os olhos deles são grandes em relação à cabeça pra absorver mais luz, dando a eles uma visão noturna tão precisa que eles podem ver 6x melhor do que nós no escuro.

Essa vantagem traz a eles uma desvantagem: Nossa capacidade de visão é 5x melhor do que a deles em ambientes com muita luz. Ainda assim, segundo a matemática, eles estão ganhando.

Além disso eles tem uma pequena membrana refletora chamada “Tapetum Lucidum”  – que vem do latim, tapete brilhante. Essa membrana reflete a luz absorvida pelo olho para a retina, aumentando a capacidade de ver sob pouca luz. É ela também que reflete luzes de faróis ou flashes de câmeras, fazendo os olhos dos gatos brilharem nas fotografias!

E quanto às cores? Muita gente diz que animais enxergam em preto e branco, o que não é verdade. A maioria dos animais, gatos inclusos, não identificam a cor vermelha, mas todas as outras – e principalmente o roxo – são perceptíveis a eles.

Tentei reproduzir aqui embaixo como funciona a visão de um gato de dia e de noite, em relação à nossa:


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade