Formatação Condicional – Parte 2

Por Andrés Calil em 30 de Março/2020 às 12:08

Esta é a segunda parte da aula de formatação condicional!

A primeira parte pode ser vista clicando aqui.

Na primeira parte aprendemos a realçar as células dependo do seu valor em relação à planilha. Em síntese agora iremos aprender a realçar células especificas baseadas em seus valores individuais, indiferente do quadro geral.

Você pode baixar essa planilha de exemplo clicando aqui, ela representa o fluxo de acessos de pessoas em uma determinada área.

Vamos supor que num período de uma hora onde não acessem mais do que 50 pessoas em um portão, nenhum segurança é necessário. Por outro lado, se acessarem entre 51 e 100 pessoas o evento exige 1 segurança e, acima de 100 pessoas se exija 2 seguranças. Faremos planilha para ajudar o chefe de segurança a se programar para o dia seguinte.

Como fazer:

Primeiramente selecione todos os campos com valor da planilha, da célula C3 à célula K6. Em seguida, na aba inicial do Excel, clique na opção “Formatação Condicional”, e em seguida em “Gerenciar Regras”.

Clique em Nova Regra, e dentro das opções que aparecem selecione Formatar apenas células que contenham. Em Formatar apenas células que contenham, selecione “Valor da Célula” no primeiro campo, “é maior do que” no segundo campo e digite “100″ no terceiro campo, como na imagem abaixo.

Logo depois clique em Formatar. No caso vamos considerar que acima de 100 convidados o número deve ter fundo vermelho e fonte branca. Dê OK nas duas janelas.

Se você clicar em aplicar, verá algumas células ficaram vermelhas: São as que possuem valor superior à 100 (no caso a F5 e a I4).

Além disso criaremos mais uma regra, repita os passos, porém coloque que “é maior ou igual a 51“, e selecione a cor azul ao invés de vermelha. Todavia, verá que agora vários campos ficaram em azul, INCLUSIVE os campos que estavam vermelhos.

Por que o programa fez isso? O Excel irá considerar a ordem das regras como prioridade. Assim também você verá na tela de regras (selecione as células, “Formatação Condicional”, “Gerenciar Regras”) que a regra azul está acima da vermelha, portanto ele a considera mais importante.

Como os números acima de 100 são valores acima de 50, o excel pintará as células de valor 110 e 140 e de azul também. Para resolver isso basta clicar na regra azul e então na seta para baixo, colocando-a abaixo da regra vermelha, como na imagem abaixo.

Como resultado o Excel considera a regra vermelha mais importante que a azul, pintando assim os valores conforme desejamos.

Mais possibilidades

Do mesmo modo você poderia definir a regra azul como “está entre 51 e 100“, e assim ela não pintaria as células com valores acima de 100 independente da ordem.

Igualmente as regras poderiam ser utilizadas em campo texto, pintando de azul um campo que possuísse a palavra “presente” e de vermelho um campo com “ausente”.

Portanto perca algum tempo estudando as possibilidades da opção “Nova Regra“, elas beiram o infinito e você poderá realizar praticamente qualquer formatação.

 

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade