Exiba a soma de totais por tipo em uma planilha de excel

Por Andrés Calil em 06 de Abril/2020 às 18:32

Todo mundo sabe somar valores numéricos em uma planilha de excel. Porém se você não sabe, basta colocar em uma célula =soma(A1:A10) e você verá a soma de todos os valores da coluna A da linha 1 à 10.

Dito isso, poucas pessoas sabem que também é possível exibir contagens baseadas em valores de texto.

Para exemplificar vamos utilizar a planilha de filmes previstos para 2021, que pode ser baixada clicando aqui.

A fórmula “contar se”

A fórmula que vamos aprender hoje é a seguinte:

=CONT.SE( ONDE O QUE)

ONDE representa onde o excel deve procurar, e O QUE representa o que ele deve procurar.

No caso nós vamos contar quantos filmes de ação existem nessa planilha, então nosso O QUE será a palavra “Ação”, que precisa ficar entre aspas porque textos em fórmulas sempre precisam ficar entre aspas.

O gênero está na coluna B e começa na linha 7, como eu não sei quantas linhas essa planilha tem, mas sei que são menos de 100, vou contar da linha 3 à linha 100, então nosso ONDE se torna B3:B100 :

=CONT.SE( B3:B100; “Ação”)

Simples assim, no caso essa célula mostrará que 3 filmes dessa lista são de ação. Mas espera lá… Estou vendo na lista que alguns filmes tem dois gêneros, como “Ação, Aventura”. Contudo, a informática trabalha com valores exatos e esse cálculo só contou as células onde está escrito Ação isoladamente.

Atualizando a fórmula

Para contar não apenas os filmes que são ação, mas também os filmes que contenham ação, podemos usar o * que é o símbolo universal de “qualquer coisa”. Ou seja, se ao invés de usarmos “Ação”, usarmos “*Ação*” o Excel contará qualquer campo que contenha a palavra Ação, indiferente de ter mais coisas escritas antes ou depois da palavra.

=CONT.SE( B3:B100; “*Ação*”)

Vale lembrar que podemos utilizar o * de outras formas, por exemplo, podemos colocá-lo apenas na frente da palavra – “*Ação” – fazendo isso contaremos as células que tiverem “Aventura / Ação” mas não contaremos células que por ventura tenham “Ação / Aventura”.

Mas e se eu quiser saber quantos filmes não são de Ação? Aí devemos primeiro descobrir quantos filmes existem, para isso entra o código:

=CONT.SE( B3:B100; “<>”)

Esse código vai contar quantas células estão preenchidas, ou seja, quais células são diferentes de nada entre a célula B3 e a B100. No nosso caso são 20.

Para saber quantos filmes não são de ação, basta subtrair os filmes de ação do total de filmes:

=CONT.SE( B3:B100; “<>”)-CONT.SE( B3:B100; “Ação”)

Por outro lado, o total de quantos filmes não são de ação é diferente de quantos filmes não contém ação. O código acima ainda conta filmes como “Ação / Aventura”. Assim, para remover completamente a ação da contagem simplesmente coloque os asteriscos:

=CONT.SE( B3:B100; “<>”)-CONT.SE( B3:B100; “*Ação*”)

Enfim, essa é mais uma que você aprendeu para aprimorar seus conhecimentos no Excel.

 

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade