Aprenda o básico de excel de forma prática e rápida

Por Andrés Calil em 03 de Abril/2020 às 13:17

Já escrevi por aqui algumas matérias de Excel intermediário e até mesmo avançado, mas algumas pessoas me pediram para fazer um mais simples, então se você quer aprender o básico do Excel, lá vai:

Como o Excel funciona?

O Excel é um editor de planilhas, e uma planilha nada mais é do que uma tabela.

Como toda a tabela, a do Excel é composta por linhas, numeradas de 1 à infinito, e colunas, nomeadas de A à Z e depois de AA à ZZ.

Cada quadradinho da tabela é chamado de célula, então o quadradinho que fica no encontro da coluna D com a linha 5 recebe o nome de célula “D5”.

Antes de mais nada, não se assuste com as imagens que eu coloco aqui se elas forem muito diferentes do Excel que você estiver usando, esse visual é do Office 365, se você estiver usando uma versão do Office anterior a tela será diferente, porém a excência e posicionamento dos botões continua sendo o mesmo.

Planilha básica de Excel

A princípio vamos brincar com uma planilha. Para isso pode ser interessante você fazer o donwload desse arquivo, onde eu coloquei todos os exemplos práticos dessa matéria. Estamos simulando o estoque de uma rede de lojas de frutas, a planilha mostra um estoque por loja.

No arquivo você verá uma tabela simples com valores numéricos e, se olhar para a aba, verá que o nome dessa planilha é EXERCÍCIO. Todavia há uma outra aba chamada COMPLETO, onde você pode ver a planilha final dessa matéria.

A primeira coisa que faremos é formatá-la para que as informações fiquem mais visíveis.

Selecione da célula A1 até a célula F1 (clique na A1 e arraste o mouse até a F1 ou clique na A1, segure o Shift e clique em F1) e selecione no menu de alinhamento “Mesclar e Centralizar”. Isso transforma todas essas células em uma só, assim o título fica centralizado. Deixe-o em Negrito.

Selecione da célula A2 até a célula F8, vá em fonte, bordas e selecione “todas as bordas”, assim a planilha ficará bem definida.

Em seguida selecione da céclula A2 até a célula F2 e pinte o fundo da cor de sua preferência, isso vai destacar o título da planilha. Além disso você pode colocar essas células em negrito e, se escolher uma cor escura de fundo, pode pintar a fonte de uma cor clara.

Seguindo esses passos, uma tabela com números jogados se transforma em
uma planilha bem definida.

Criando cálculos simples

Agora que enfim temos uma tabela bem definida, vamos colocar os totais de cada linha:

Selecione a célula B9 e coloque a seguinte fórmula:

=SOMA(B3:B8)

O que isso significa? A princípio, sempre que o valor da célula for uma fórmula, ele precisa começar com o sinal de igual (=).

Depois, a palavra “Soma”, que vai obviamente somar, e entre parênteses, B3:B8, ou seja, some todos os valores entre B3 e B8 (B3, B4, B5, B6, B7, B8).

Note que, quando você colocar o =S o próprio Excel vai te abrir uma lista de opções de fórmula. Logo depois você pode selecionar Soma ao invés de digitar, e quando você abrir o parênteses =SOMA( , você poderá selecionar as células que deseja somar ao invés de digitar os valores.

Se você fez a fórmula corretamente, o resultado deverá ser 303.

Agora copie a célula B9 para a célula C9 e veja a mágica: O Excel entende que você está copiando uma fórmula, então ele mesmo adapta a fórmula, trocando os B’s por C’s (ela se transformará em =SOMA(C3:C8) ).

Copie essa fórmula para as outras células, até a F9.

Se quiser, pode colocar as somas horizontais também, na coluna G, do G3 ao G9. No G3 coloque =SOMA(B3:F3), e copie ela até o G9. Enfim seria bom colocar títulos (o texto “Total”) nas células G2 e A9.

Pronto, sua planilha com soma está pronta!

Outros cálculos simples

Digamos que você queira saber a soma dos totais de Banana (B9) e do Maçã (C9). Nesse sentido, ao invés de usar a fórmula “SOMA” você pode simplesmente somar os campos individualmente:

=B9+C9

E você terá o valor total. Note que você pode fazer qualquer conta dessa maneira, usando soma (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/).

Lembra da regra de 3 que você aprendeu no ensino básico? Sempre que eu tenho que fazer aquilo eu abro uma planilha para facilitar minha vida! Por exemplo, qual é o percentual de Uvas em relação às outras frutas?
Total (G9) = 100%
Uvas (D9) = X

=(D9*100)/G9

Formatando Células

Por fim, vamos aprender a formatar as células.

Selecione da célula B3 à célula G9, clique com o botão direito do mouse e selecione “Formatar Células“. Você verá várias opções de formatação incluindo número, moeda, data, hora… Enfim, você pode exibir a informação como quiser.

Com esse conhecimento básico, explore as possibilidades do Excel, teste outras formatações, outras fórmulas, faça contas, brinque e aprenda!


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade