Substância derivada da vida é encontrada em Vênus

Por Andrés Calil em 14 de Setembro/2020 às 18:08

Nós mal publicamos uma matéria falando sobre a vida em outros planetas (leia aqui) e uma notícia bombástica pode modificar tudo que acreditamos.

Um grupo de cientistas da Universidade de Cardiff descobriu a presença de fosfina em nosso planeta vizinho, Vênus. O que torna a descoberta extraordinária é o fato de que, até onde sabemos, o hidreto de fósforo (fosfina) não pode ser produzido naturalmente em ambientes estéreis, sendo necessária a ação de micróbios em sua produção.

A questão fica um pouco mais delicada quando adicionamos o fato de que todos os micróbios que conhecemos aceitam apenas 5% de acidez em seus habitats, porém 90% das nuvens de Vênus são compostas por ácido sulfúrico.

Dito isso, existem duas explicações para a presença da fosfina: A primeira delas, mais animadora, baseia-se no fato de que a NASA acredita que houve vida em Vênus no passado. Considerando essa hipótese, é possível que alguns microrganismos tenham se adaptado à modificações que transformaram o planeta em uma esfera de ácido. Se isso for verdade, existem micróbios sobrevivendo de alguma forma em uma ambiente extremo e produzindo a fosfina.

A outra explicação, menos animadora, seria que reações que ainda não conhecemos possam gerar o gás sem a necessidade de vida. Porém o conhecimento que temos da fórmula da fosfina deixa essa opção menos provável.

Assista abaixo o anúncio da descoberta pela Sociedade Real de Astronomia:

Mais em Tudo Sobre Nada