As melhores gírias do brasileiras!

Por Andrés Calil em 11 de Agosto/2020 às 09:32

Se você viajou pelo Brasil, já se deparou com expressões regionais inacreditáveis... Algumas mais fáceis de entender, como o "mano" do paulista (claramente uma abreviação de irmão/hermano) à termos que se você não for nativo da região, não vai entender jamais, como "rebola no mato isso aqui pra mim?". Essa matéria é uma homenagem ao segundo tipo! Bora lá!

Vou de camelo!

A Mônica de moto e o Eduardo de camelo... Se você não é brasiliense, com certeza já se pegou tentando entender essa parte da música, eu mesmo imaginei que ele ia a pé... (Camelando, camelô, saca?) Mas na verdade é quem em Brasília, terra do Legião Urbana, camelo significa "bicicleta".

A rua tá trancada!

No sul do país tranca-rua não é necessariamente um Exu. Rua trancada significa trânsito! Inclusive na primeira vez que ouvi o termo, uma moça me disse "ihhh, a rua tá trancada, passaram corrente, cadeado e tudo" pra dizer que havia um mega congestionamento! Ela percebeu minha cara de interrogação e me explicou o que significava!

Galinha de porão

É um termo curitibano pra indicar que a pessoa está há muito tempo sem tomar sol. Você está muito branco, tá mais branco que galinha de porão! O curitibano também chama salsicha de "vina" e baguete de "cassetinho", mas isso acho que todo mundo já sabia!

Caô

Uma das mais conhecidas, a gíria carioca significa "mentira", "te peguei no caô" significa "eu sei que você está mentindo". Sabe aquela música de carnaval "mas que calo-o-o-o-o-o-or"? Na letra original a palavra usada é calor mesmo, mas muitos cariocas cantam falando "caô" em vez de calor.

Rebola no mato isso aqui pra mim?

Essa acho que, de todas, é a mais difícil de decifrar. No Ceará, se alguém te der um papel e disser "rebola no mato", não corra pra moita mais próxima e apresente sua melhor versão de "boquinha da garrafa", porque "Rebolar no Mato" significa simplesmente "jogue fora". Pegue o papelzinho, ache um cesto de lixo e deposite-o ali.

Larga de Moage!

Sabe aquele seu amigo "cheio de nove horas", que sempre inventa uma frescura para não fazer alguma coisa? Para os mato-grossenses, esse cara está de moage!

Grelhar

Em Manaus quem grelha não necessariamente está na cozinha. Tudo que você fizer muito bem ganha grelhar de adjetivo... Um skatista muito bom vai te dizer que grelhou na rampa ontem.

Tu é doido, é gala seca?

Creio que de todo o país, o Pará é o lugar que tem as melhores gírias! Uma pessoa gala seca é sonsa, boba, estúpida ou mesmo brincalhona. Mas se tiver um "tu é doido" na frente, significa que você não tem juízo.

Pitiú

Um frango que ficou tempo demais na geladeira? Xiiii, esse frango tá com pitiú! Outra gíria paraense, significa mau-cheiro. Mas as gírias paraenses não param por aqui, eu teria que fazer uma matéria exclusiva delas pra explicar o que é pomba lesa (gente lerda), Visagem (assombração), zimba (corre, foge), Mofino (triste), Levou o farelo (morreu) e Égua (que pode ter mais significados que o "trem" do mineiro).

 

E aí? Você conhece mais alguma gíria absurda? Poste nos comentários!


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade