Covid, Coronavírus, Sars-Cov, Epidemia, Pandemia, entenda o que significa cada coisa.

Por Andrés Calil em 22 de Abril/2020 às 13:53

Imprensa e redes sociais não param de falar da pandemia que assola o mundo. Que tal saber o que significa exatamente cada termo, para poder entender melhor tudo que é dito?

Vírus

A palavra Vírus vem do latim (veneno), que denomina pequenos agentes infeciosos. Sua constituição é basicamente uma ou um conjunto de moléculas de DNA ou RNA revestidos de alguma proteína.

Sozinhos no ambiente eles são completamente inertes, mas dentro de uma célula compatível, são capazes de se multiplicar milhares de vezes em poucas horas.

Uma bactéria é um ser vivo e, por tanto, pode ser morto via antibióticos (que são basicamente venenos para bactérias). Ao contrário disso e, por não serem exatamente vivos, os vírus não podem ser mortos, o que torna extremamente difícil criar remédios contra vírus.

O que é feito geralmente é utilizar remédios que combatem os sintomas que o vírus causa, e esperar que seu próprio corpo combata os vírus.

Coronavírus

É uma família de vírus de RNA, conhecida desde 1960, e que recebe esse nome por ter o formato de uma coroa. Existem diversos tipos de coronavírus no mundo, que infectam todos os seres, de plantas à animais. Cada coronavírus é compatível com algum tipo de proteína diferente e, por tanto, vai infectar o ser que tiver aquele tipo de proteína.

Em 1986 um coronavírus (Sars-Cov) que infectava morcegos (ou seja, era compatível com alguma proteína presente em morcegos) se adaptou para infectar humanos (ou seja, conseguiu se adaptar e se multiplicar em alguma proteína presente nos seres humanos). Apesar da mutação ter ocorrido em 1986, apenas em 2002 houve uma epidemia do vírus na China. Em 2012 houve o Mers-Cov, um outro vírus que causou uma epidemia no Oriente Médio.

SARS-Cov-2

É o nome do vírus que causou a pandemia atual (2019-2020). Para facilitar a vida das pessoas, ele é chamado de “novo coronavírus”, o que não é errado já que ele é um novo vírus dessa família.

SARS-COV-2

A palavra SARS é a abreviação de “Severe Acute Respiratory Syndrome” (Síndrome Respiratório Agudo Grave, em português). Recebe “2” no final por ser o segundo vírus desse tipo.

Acredita-se que o SARS-Cov-2 é a mutação de um coronavírus encontrado em morcegos na China, porém é possível que antes de se adaptar a humanos, ele tenha se adaptado à pangolins, e só então foi transmitida a humanos.
(que saber o que é um pangolin? clique aqui!)

COVID-19

Esse é o nome da doença que o SARS-Cov-2 causa, onde:

Co = Corona
Vi = Vírus
D = Disease (doença, em português)
19 = 2019, o ano em que foi descoberta

A gravidade dos sintomas varia, desde sintomas ligeiros semelhantes à constipação até pneumonia viral grave com insuficiência respiratória potencialmente fatal. Em muitos casos de infeção não se manifestam sintomas. Nos casos sintomáticos, os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade em respirar. Entre outros possíveis sintomas menos frequentes estão garganta inflamada, corrimento nasal, espirros ou diarreia.

Assintomático

Assintomática é a pessoa que contrai uma doença mas não apresenta nenhum sintoma. Estima-se que apenas uma a cada 17 pessoas que contraem Covid-19 apresentem sintomas, o que torna difícil o controle da doença, já que uma pessoa assintomática está transmitindo o vírus para outras pessoas sem nem saber que está doente.

Surto

É o aumento de casos de uma doença em uma área pequena e controlável. Por exemplo, se num bairro de sua cidade começam a ocorrer casos de dengue, há um surto de dengue na sua cidade.

Epidemia

Quando diversos surtos se espalham por uma região maior, é dado o nome de epidemia. É um avanço grave da doença se espalhando que precisa ser contida. Mantendo o exemplo de dengue, há uma epidemia de dengue ocorrendo em São Paulo nesse momento, pois existem surtos em mais de 20 cidades.

Pandemia

Se a epidemia se globaliza, ou seja, atinge vários países do planeta, passa a ser chamada de pandemia.

Endemia

É uma doença típica de uma determinada região, como é por exemplo a Febre Amarela no Norte do país.

 

 

Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade