6 dicas para que seu home office funcione

Por Andrés Calil em 02 de Maio/2020 às 12:41

Em tempos de pandemia não é fácil se mudar de um escritório bem organizado para a sua casa, principalmente se ela não estiver preparada para isso.

Por conta disso o Tudo Sobre Nada juntou algumas recomendações para que seu rendimento profissional não caia e, quem sabe, sua empresa não te deixe continuando a trabalhar de casa mesmo após o encerramento do isolamento social?

1 – O Lugar do seu Home Office

Se for possível, a mesa da cozinha não é o ambiente ideal para montar seu escritório. Separe um pedaço da sua casa que não seja passagem das pessoas que moram com você para isso.

Tenha em mente também que as cadeiras da sua casa provavelmente não foram feitas para que uma pessoa fique sentado nelas um dia inteiro. Se existe algo que vale a pena investir é nisso: Uma cadeira ergométrica. Suas costas não tem preço. Existem as conhecidas “cadeiras gamers” também, que são feitas para jogadores profissionais que passam dias inteiros sentados.

2 – Sua Internet e Internet backup

Você precisa de uma Internet rápida, isso não é opcional e provavelmente você sabe disso, até porque deve maratonar séries na Netflix ou Amazon.

Mas além disso é necessária uma Internet backup. Imagine que por alguma razão seu serviço de Internet cai pro algumas horas – ou mesmo por um ou mais dias inteiros – sua empresa não vai aceitar isso como desculpa para atrasos de trabalho.

Se o seu plano 4G for bom o suficiente, ele pode servir como Internet backup, caso contrário, existem planos de Internet baratinhos que podem ser adquiridos, não precisa ser uma grande velocidade, mas precisa existir. E, não custa lembrar, não pode ser da mesma operadora da sua Internet padrão, afinal, se uma cair, caem as duas.

3 – Sua rotina de trabalho

É bastante fácil cair nas armadilhas de trabalhar de casa, e começar a bagunçar sua rotina. Uma forma indicada para evitar esse problema é mantê-la idêntica à rotina do escritório convencional.

Tome banho e se vista para trabalhar. Trabalhar de pijama pode ser uma armadilha!

Isso significa acordar antes, tomar banho e se vestir para trabalhar. Todo esse ritual podem ajudar sua mente a entender que o seu Home Office não é sua casa, e sim um escritório como qualquer outro.

4 – Interrupções

Essa parte é difícil. Seus familiares terão dificuldade de entender que você está trabalhando. Ninguém vai até seu escritório pedir para que você faça alguma coisa da casa “rapidinho”, e, por tanto, o mesmo deve acontecer no Home Office.

Tenha uma conversa com as pessoas que moram com você e deixe seu comprometimento bem claro.

5 – Como gerenciar o tempo

Mesmo que sua empresa não tenha nenhum aplicativo que gerencie seu horário, você precisa cumpri-lo, e o melhor que você pode fazer é manter o horário do escritório físico.

Isso se transforma em rotina e deixa claro para as pessoas que moram com você em que momento você não deve ser interrompido.

Outra técnica é a proposta por Jeff Haden, um conhecido escritor norte-americano especialista em trabalhar de casa. Ele divide o tempo em blocos de uma hora e meia a duas horas de trabalho com pausas de algo entre quinze e vinte minutos entre eles.

E por último, mas não menos importante, tenha uma linha clara do início e fim da sua jornada de trabalho. Da mesma forma que o conforto do lar pode propiciar para que você trabalhe menos, também pode tentar você a trabalhar mais. Não é incomum que pessoas que fazem Home Office virem a noite trabalhando, coisa que não fariam se estivessem em um escritório. Policie-se.

6 – Mantenha-se em contato com todos

Essa é a regra de ouro. As pessoas não podem esquecer que você existe, isso é péssimo para sua carreira profissional.

Se você for o melhor profissional da sua área, entregar todo o seu trabalho certinho, mas não se comunicar com as pessoas, a sensação comum que a empresa terá é que você não faz muita coisa.

O Google Hangouts cria salas de conversa de maneira bem simples com até 10 participantes

Não se limite a trocar emails ou falar pelo whatsapp, faça ligações para conversar sobre assuntos mais importantes e, sempre que parecer interessante, faça uma reunião virtual com a equipe.


Mais em Tudo Sobre Nada

© 2020MePixa! - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade